
Título: Vidas Secas**** Ano: 1938
Autor: Graciliano Ramos Gênero Literário: Romance
Movimento Literário: Modernismo - Segunda fase
Autor: Graciliano Ramos Gênero Literário: Romance
Movimento Literário: Modernismo - Segunda fase
Você certamente já viu imagens do Sertão nordestino na televisão e no cinema! Deve ter percebido a caatinga, o sol inclemente e, nos tempos de seca, os pobres sertanejos passando necessidades - como, por exemplo, nesse ano de 1998, em que a seca levou muitos pobres a saquearem o comércio e os armazéns do governo. Pois bem! Esse livro, "Vidas Secas", permitirá a você conhecer melhor a vida interior, o pensamento, o jeito de ser de uma família sertaneja.
O livro é dividido em capítulos bem individualizados, até dá para lê-los separadamente. O tema da seca, o sofrimento de todos os viventes (Fabiano, Sinhá Vitória, Os dois Meninos e a cachorra Baleia) e o modo de narrar é que dão unidade aos diversos capítulos. No primeiro capítulo, já nos deparamos com o flagelo da seca e com as agruras da migração, da retirada da família de Fabiano que foge da sede, da fome e da morte. O autor nasceu e viveu muito tempo no Sertão nordestino e, nesse livro, sua narrativa busca, com muita competência aprofundar-se no drama interior de cada personagem, levantando expectativas, sentimentos, e tentativas de afirmação de uma identidade - mesmo na miséria. O livro é tão importante que foi adaptado para o cinema com muito sucesso (ganhou inclusive prêmios). Ler esse romance de Graciliano significa buscar mais conhecimento sobre as possibilidades do Ser Humano, significa refinar-se espiritualmente para exercer mais a solidariedade e menos o preconceito.
6 comentários:
nao gostei da sua resenha,é sem pé nem cabeça e não tem nada a ver com uma resenha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
GOSTEI DA SUA RESENHA. SUCESSOS!!!!!!!!!!!!!
GOSTEI DA SUA RESENHA. SUCESSOS!!!!!!!!!!!!!
Que Bosta de resenha!
Meu, não sabe fazer resenha então nem divulga uma merda dessa. Seu tonto.
Não acho que tenha ficado horrível até porque lia a obra e tudo q foi dito esta no livro, só acho q a definição melhor seria "comentário" e não resenha... realmente não é uma resenha .. mas só isso...
Postar um comentário