
O Cavalo de Tróia
Sem o valoroso Aquiles, ficou cada vez mais difícil para os Gregos tomar Tróia. Eles perderam vários de seus mais fortes guerreiros.
Aí Odisseu, o rei das artimanhas, teve uma idéia. E os outros comandantes gregos prontamente puseram o seu plano em ação. Foi isso o que aconteceu:
Fingindo fugir, desmontaram o acampamento e zarparam com suas negras naus. Mas eles não voltaram para suas casas: na realidade, atracaram a uma certa distância da planície, onde podiam trabalhar longe dos olhares dos Troianos. Eles construíram então um enorme cavalo de madeira, todo liso, com olhos brilhantes de vidro, lindo como ele só. Uma verdadeira maravilha! A barriga do cavalo era oca, e dentro dela se esconderam os mais fortes guerreiros gregos: Odisseu, Diomedes, Menelau, Ájax, Nestor. ..
Na calada da noite, os Gregos empurraram o cavalo de madeira até a frente da cidade (tinham colocado rodas sob os seus pés). Quando amanheceu, os Troianos deram de cara com aquela coisa gigantesca e fascinante. Logo acharam que era um presente dos deuses. Abriram os portões da cidade e empurraram o cavalo para dentro dos muros.
Que erro! Era exatamente o que os Gregos queriam. Pois, de madrugada, os guerreiros saíram de dentro do cavalo e abriram os portões de Tróia para que seus exércitos pudessem entrar e saquear a cidade!
(Por isso, até hoje chamamos de "presente de grego" uma coisa que seria melhor nem ter ganha do ... )
Os Gregos mataram o rei Príamo e todos os homens de sua família. Depois atearam foto à cidade, que foi destruída pelo incêndio. Pouquíssimos troianos conseguiram se salvar!
Finalmente, como o adivinho Calcas previra, depois de dez anos de guerra, Tróia caiu!
(Ilíada de Homero, essa obra serviu de inspiração para o teatro de todos os tempos)